segunda-feira, 4 de junho de 2007

Impacto das comunidades de aprendizagem na educação e formação ao longa da vida

O emergir de comunidades de aprendizagem virtuais, através do recurso a ferramentas colaborativas que se encontram disponíveis na Internet, pode de facto ser uma mais valia para a educação e formação ao longo da vida e para a aquisição de competências ligadas á inovação e à mudança.
É fundamental que a educação e formação não se preocupe só com a transmissão de conteúdos, mas sim que promova o desenvolvimento de capacidades de liderança, vontade de inovar e aprender colaborativamente.
O papel das tecnologias interactivas e comunicativas é “favorecer a construção de colectivos inteligentes em que as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se mutuamente” ( Lévy, 1994, p. 45).
Segundo Harasim et tal (1997) a interacção via redes de comunicação ajuda a quebrar as barreiras de comunicação e as inibições que ainda hoje se verificam nas trocas de ideias que ocorrem em salas de aulas tradicionais. As comunidades que se ligam às novas tecnologias têm à sua disposição um conjunto de factores facilitadores no processo de construção de conhecimento.
A educação e formação ao longo da vida é fundamental para podermos acompanhar o ritmo a que as mudanças ocorrem e que se fazem sentir. Cada vez mais há necessidade de se ter acesso a formação ao longo da vida por se tratar de acompanhamento de mudanças, sobretudo as ligadas às novas tecnologias pois ocorrem a uma velocidade enorme.

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