sábado, 31 de março de 2007

Redes e contextos de educação e formação na sociedade da informação

O conhecimento é o factor competitivo crucial na sociedade da informação. A forma como lidamos com a informação será, portanto, cada vez mais importante à medida que a revolução digital vai afectando os nossos empregos e a nossa vida quotidiana. Temos de encarar as alterações da melhor forma possível por razões económicas, democráticas e sociais. A Sociedade da Informação proporcionará novas oportunidades de progresso e permitirá aos cidadãos uma participação mais activa.
“A sociedade em rede é a sociedade em que nós vivemos.” Manuel Castells. É a sociedade em que estamos a entrar, desde há algum tempo, depois de termos transitado na sociedade industrial durante mais de um século.
Um traço essencial da sociedade em rede é que se organiza globalmente e os seus níveis de desenvolvimento são muito diferentes em cada país. Nem todas as pessoas, nem todas as actividades, nem todos os territórios estão organizados segundo a estrutura e a lógica da sociedade em rede.
Os meios de comunicação que contribuem decisivamente para a formação das nossas representações colectivas, e portanto, da nossa cultura, também se caracterizam pela sua interdependência global, pelo o seu funcionamento em rede e pela sua crescente interligação, entre diferente meios, através da sua relação da Internet. Vivemos em comunicação e ligados de forma constante, mas as formas e os conteúdos dessa conexão dependem das relações entre diferente grupos de comunicação e das suas relações com as sociedade e as políticas das quais dependem.
A tarefa da educação é, assim, a de criar os contextos adequados para que as aprendizagens se possam desenvolver de modo natural.
Para Papert, o efeito positivo ou negativo das tecnologias é uma questão em aberto, dependendo muito da acção consciente e critica que venha a ser feito pelos seus utilizadores. A intenção deste autor passa a ser ao contrário de outro autor sobretudo o ambiente familiar. Merecem especial relevou as relações interpessoais entre aqueles que usam os computadores para o seus próprios objectivos - sejam adultos ou crianças, pais avos ou netos.

Nenhum comentário: